Turma da Tia Ná
Loading...
       

Turma da Tia Ná - Berçário e Educação Infantil

AULAS EXTRACURRICULARES

O currículo escolar tradicional oferece as crianças uma série de conhecimentos importantes para a sua formação. No entanto, as atividades extracurriculares podem ser consideradas complementares ao processo de formação da criança, já que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Tal como conforme os seus interesses e aptidões. Conforme os seus interesses e aptidões, proporcionando mais autonomia as crianças, que deixam de ser simples receptores de conteúdos e tornam-se cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.

BALLET

O Ballet na Educação Infantil estimula a criança a conhecer o próprio corpo, além de requer muita concentração e trabalhar a flexibilidade, a coordenação e o ritmo musical. Essa atividade começa a ser praticada a partir dos 3 anos de idade, já que é nessa idade que o aparelho locomotor das crianças já pode assimilar e interiorizar com mais facilidade e soltura os movimentos e técnicas da dança.

CAPOEIRA

As aulas são praticadas em respeito a idade e nível de concepção da criança. Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importante nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

CIRCO

O circo é uma das mais antigas manifestações que possibilita o envolvimento em atividades que demandam habilidades físicas como: subir, pular, sustentar o próprio peso, correr, girar. Mas, ao mesmo tempo, proporciona uma maneira de se expressar artisticamente, de criar e sociabilizar por meio de qualidades expressivas e poéticas. São essas possibilidades que juntas podem proporcionar uma maneira de viver bem. A atividade circense pode ser uma ferramenta de trabalho utilizada na construção de uma prática que, tem no lúdico e no movimento um fator de socialização e desenvolvimento individual, mobilizador e transformador das relações sociais.

Culinária com Nutricionista

Pesquisas comprovam que as pessoas aprendem efetivamente quando há um significado ligado ao que se pretende ensinar. Trabalhar com a culinária na Educação Infantil e anos iniciais é uma possibilidade real de trazer significados e aquisição de novos conhecimentos. O trabalho com a culinária na escola estimula a interação entre as crianças, incentiva o trabalho em grupo, desenvolve o senso de cooperação, também traz para o cotidiano escolar o trabalho interdisciplinar. Assim como, promove o desenvolvimento de diferentes áreas do currículo, possibilitando também o trabalho com relações matemáticas. Além de desenvolver a experiência de experimentar e o conhecer alimentos e sabores (grandeza, peso, volume e quantidade), ampliação do vocabulário, conhecimento de mundo, contato e produção de textos em diferentes gêneros. Desenvolve o experimentar e o conhecer alimentos e sabores.

INGLÊS

O ensino de inglês na educação infantil é feito por meio de atividades lúdicas que guardam relação com o cotidiano da criança, contar histórias, promover jogos e brincadeiras, dramatizar situações (com bonecos e fantoches) e músicas. Expressões cordiais são introduzidas aos poucos e todo o processo deve levar em consideração tanto o tempo da criança como o desenvolvimento de seu potencial criativo. Assim, aprender inglês é tão divertido e natural que a criança sequer percebe que está, de fato, aprendendo!

Práticas Esportivas

As aulas de Práticas Esportivas Psicomotoras Na educação infantil tem por objetivos fazer a criança desenvolver o domínio do controle corporal, explorar cada parte do corpo através do movimento, aprimorar a noção de tempo e espaço, melhorar a força, resistência, flexibilidade e velocidade, sempre de forma lúdica, buscando harmonia entre as atividades individuais e do grupo.

Música

Musicalização é o processo de construção e compreensão das características sonoras utilizando referências do cotidiano onde o educando tem a oportunidade de relacionar e categorizar os elementos sonoros ao seu redor. Na musicalização são utilizadas técnicas de exploração de objetos, instrumentos e reprodução de timbres que fazem parte da sociedade, canções de caráter cultural, obras de domínio público ou autores desconhecidos

Informática

O curso extracurricular de informática na educação infantil é projetado para introduzir as crianças ao mundo da tecnologia de forma divertida e educativa. É um curso complementar ao currículo regular da educação infantil, focado no desenvolvimento das habilidades digitais das crianças desde cedo.
O principal objetivo do curso é familiarizar as crianças com os conceitos básicos de informática e tecnologia, bem como promover o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. O curso é adaptado à idade e ao nível de desenvolvimento das crianças, utilizando abordagens lúdicas e interativas para tornar o aprendizado mais envolvente.
O curso extracurricular de informática na educação infantil é uma oportunidade para as crianças explorarem o mundo da tecnologia de forma educativa e divertida. Ele ajuda a prepará-las para o mundo digital em constante evolução, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI.